Ernesto Pellanda

⋆1896 †1956

Vida

Leia a biografia de Ernesto Pellanda contada pelo seu filho Luiz Ernesto para sua neta Marina.

Bibliografia

Durante muitos anos, Ernesto Pellanda foi cronista e crítico de arte do Diario de Notícias, na época, o jornal diário mais importante da cidade.

Historiador e economista, professor de Estatística na UFRGS, escreveu por encomenda do governo do estado apreciadas monografias sobre a imigração germânica e italiana no sul do Brasil. Até hoje seu extremo cuidado e crítica adequada das fontes estatísticas fazem de seus trabalhos instimáveis obras de consulta sobre o período.

É nossa intenção reeditá-las na Internet, com acesso por esta página.

Se você deseja algum dos títulos assinados por Ernesto Pellanda, entre em contato e faça-nos saber. Teremos muito prazer em tentar atendê-lo.

Obras

  • A Colonização Germânica no Rio Grande do Sul. 1824-1925. Ed. da Repartição de Estatística, 1925.
  • Aspectos gerais da colonização italiana no Rio Grande do Sul. In: Álbum comemorativo do 75° aniversário da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo.
  • A Colonização Italiana. In: Enciclopédia Rio Grandense, Vol. I

Sobre a rua Ernesto Pellanda, em Porto Alegre

Em 1959, a Câmara Municipal de Porto Alegre resolveu homenagear Ernesto Pellanda dando seu nome a uma rua que começa na rua Dom Luiz Guanela e termina na Avenida Protásio Alves, no bairro Vila Jardim. É na esquina com esta última que se situa o Centro Campestre do SESC.